in LUSOS: Jornal de Notícias dos Países de Lingua Oficial Portuguesa no Reino Unido. Edição nº 2 – abril de 2022.
O volume de estabelecimentos portugueses que vão sendo denunciados pelos seus fornecedores, empresas de importação e distribuição de produtos portugueses é uma dela mas também a informação vertida pela rede escolar.
O Instituto Camões gere uma rede de professores da Língua Portuguesa em regime extra curricular e estes, estão geralmente destacados onde existe uma maior mancha de alunos lusodescendentes. Outra das avaliações consiste em encontrar o movimento religioso e assim, onde se concentram as celebrações religiosas na Língua Portuguesa encontramos um indicador da concentração de portugueses ou, se quisermos, falantes de Português. Neste último indicador, encontramos o Padre Marco Lopes que celebra a Missa na zona Norte de Londres. até aqui, apenas no Sul de Londres se registava este detalhe a Sul de Londres através da Missão Católica Portuguesa que celebra a Missa em quatro diferentes locais e a Igreja Scalabrini Fathers em Oval com predominância de fiéis madeirenses.
atural de Lisboa, foi ordenado em 2001 veio para o Reino Unido em 2013 onde se instalou em Barking e Dagenham. Em 2019 deslocou-se para East Ham onde se encontra uma grande concentração de falantes de Português dos PALOP e aí exerce o sacerdócio.
Marco Lopes fala dos movimentos migratórios referindo que aos poucos, a comunidade se movimenta para outros locais. “Acredito que haja um movimento para Stanford e Manchester devido ao elevados custos de residência em Londres ao mesmo tempo que as candidaturas à habitação social fazem circular a comunidade com menos poder de compra” - refere, para acrescentar que “as pessoas se foram afastando de Barking indo para as extremidades de Dagenham, principalmente quando houve uma razia em Barking onde agora se estão a construir novos empreendimentos imobiliários junto à Igreja de St Margareth e à zona onde se situa um restaurante português chamado Bela Lisboa”. Marco Lopes, aproveita ainda para referir que o projecto da Catequese começou este ano de 2022 abrindo portas para que as crianças lusodescentes possam participar mais ativamente na vida religiosa na Língua materna. A Igreja que gere, tem vínculos à Igreja Lusitana em Portugal fazendo parte da mesma comunhão com o Arcebispo de Cantuária havendo uma ligação indirecta mas fraternal. “Ainda hoje vou mantendo contacto com os colegas em Portugal, com a Igreja irmã” - Diz.
Marco Lopes tem ainda acrescida a celebração da Missa em Língua Espanhola, acusando assim um trabalho dobrado. “Sim, quando celebro uma Missa em Língua Portuguesa celebro também em Lingua Espanhola”, refere para acrescentar que irá precisar de mais um colega para ajudar na sua missão.
O Reverendo Marco Lopes refere a escassez de recursos humanos embora conheça um colega que também fala português a operar na érea de Heathrow embora não esteja a operar junto da comunidade de lusofalantes. Marco Lopes, refere ainda que mesmo para os lusofalantes que possuem algum domínio da Língua Inglesa, há sempre um “sentimento de participar na Eucaristia na Língua Materna por questões de conforto. A celebração na Lingua Materna serve também para matar saudades”. No trabalho que desenvolve, tem a colaboração de cerca de uma dúzia de pessoas, fiéis que contribuem para o desenvolvimento do seu trabalho. “É uma equipa e doze pessoas para uma paróquia parece bastante bom” - afirma, para acrescentar que esta equipa tem também um banco alimentar para socorrer as pessoas na sua zona de influência. Neste momento, Marco Lopes está a desenvolver a criação de um coro procurando quem esteja disponível para tocar na Missa, tarefa que neste momento é desempenhada pelo próprio que também tem no seu “cardápio” aulas de guitarra e de Língua Inglesa.