A Nossa História

O trabalho da Missão Luso-Hispana remonta a 2013 com a vinda do Padre Marco Lopes para o Reino Unido. De início o Padre Marco começou por dar apoio sacramental e pastoral a uma comunidade de língua inglesa da Igreja Episcopal Carismática sediada em Londres. Contactando a comunidade de língua portuguesa em Londres, foi discernindo a necessidade de ajudar espiritualmente os imigrantes luso falantes. Começou a participar em eventos organizados pela comunidade, explorou contactos, fez visitas pastorais e desenvolveu amizades. A seu tempo começou a organizar reuniões de oração e estudo bíblico e a celebrar a eucaristia em casa de várias pessoas. Tendo surgido um núcleo estável de crentes passou-se então à fase da realização pública e regular de Missas em Português todos os Domingos. O local escolhido foi a Igreja de St Margaret Pattens no centro de Londres. A congregação cresceu, tanto em número como em diversidade, englobando pessoas de vários países da lusofonia. Surgiu a Missão Lusa Carismática.


Meses depois seguiu-se uma dinâmica semelhante com a comunidade de língua espanhola. Sendo fluente em Castelhano, o Padre Marco começou naturalmente a estabelecer contactos com a população hispânica residente em Londres. Não tardou muito até que começassem as Missas dominicais em Espanhol na Igreja de St Margaret, logo depois da Missa em Português.
No auge do trabalho com as comunidades lusa e hispana o Padre Marco discerniu a vontade de se juntar à Igreja de Inglaterra, um ramo da Igreja católica de Cristo aberta ao casamento dos sacerdotes, à ordenação de mulheres e muito inclusiva para com pessoas LGBTQ+. No processo de adesão à Igreja anglicana, o trabalho em Londres foi deslocado para Barking, área de residência do Padre Marco e por lá continuou na Igreja de St Patrick até 2019. Nesta transição várias pessoas deixaram de poder frequentar as comunidades devido à distância e à mudança de horário. A consequência mais notória acabou por levar à suspensão das Missas em Espanhol.


Em 2019, imediatamente após ser reordenado diácono na Igreja de Inglaterra e se estabelecer em Newham, o trabalho missionário transferiu-se para a Igreja de São Martinho de Tours em Plaistow e passou a ser designado como Missão Lusa Anglicana, reflectindo o foco nas pessoas de língua portuguesa e o assumir de uma entidade anglicana. Beneficiando de boas acessibilidades, de um horário conveniente, de um templo acolhedor e de uma missa dinâmica, a frequência das missas portuguesas foi crescendo de uma média de 40 pessoas para superar em vários domingos as 120.


Ao estabelecer-se em Newham, o Padre Marco apercebeu-se da presença de uma comunidade latino-americana de língua espanhola numericamente considerável, constituída essencialmente por equatorianos e colombianos. Mais uma vez o trabalho de base desenvolvido culminou no retomar das Missas em Espanhol no dia de Todos-os-Santos, a 1 de Novembro de 2020. Nesse mesmo dia foi imposto recolher sanitário devido à COVID-19, obrigando a igreja a fechar portas e a fazer as suas actividade online. Em Março de 2021 as Missas foram retomadas e agora fazem parte da vida da comunidade luso-hispana. Reflectindo esta nova realidade em que se alcança tanto pessoas de língua portuguesa como espanhola, a obra passou a designar-se Missão Luso-Hispana.


A Igreja de Inglaterra, reconhecendo a valia e o potencial do trabalho desenvolvido com pessoas de línguas portuguesa e espanhola, decidiu investir financeiramente num projecto de apoio às comunidades existentes. Num período de seis anos a Igreja tem o objectivo de que se estabeleçam quatro congregações com um total de 300 discípulos e que se promova a plena integração dos luso-hispanos na Igreja e na sociedade.


Para desenvolver o trabalho foi necessário dar apoio ao Padre Marco. É por isso que desde Setembro de 2022 se juntou à Missão Luso-Hispana o Bispo Saulo Barros. Espera-se que com a presença deste bispo anglicano e com o desenvolvimento de líderes leigos mais duas novas comunidades possam ser estabelecidas, o trabalho possa ser fortalecido e se dê um forte impulso na formação teológica e bíblica do povo.

Tristemente em janeiro de 2023 o Padre Marco faleceu de forma repentina. Foi muito difícil para a comunidade e para a família vivenciar toda a dor e luto. Mas, as três comunidades da Igreja de São Martinho amadurecem neste período e em maio de 2024 passaram a ter um novo sacerdote encarregado, o bispo (Padre) Saulo.