Guiné-Bissau relembra o martírio de Amílcar Cabral na Igreja de São Martinho.

No dia 21 de janeiro de 2023 o povo da Guiné-Bissau que vive em Londres celebrou a memória de Amílcar Lopes Simão, nos cinquenta anos do seu martírio, na Igreja de São Martinho de Tours em Plaistow.

Amílcar Cabral é lembrado pelo seu povo como libertador e fundador da Guiné-Bissau. Com seus companheiros lutou pela independência da Guiné, Cabo Verde e toda a África Negra. Em Cabral se misturam o poeta e o homem de ação, o diplomata e o revolucionário. Segundo seus companheiros, seu legado foi ensinar ao povo da África a pensar com a própria cabeça e ter orgulho de sua origem.
 
A missa celebrada em português e crioulo foi presidida pelo Pe. Marco Lopes, vigário de São Martinho, que ressaltou a importância de Amílcar Cabral para a independência do seu povo e sua luta para construção de uma sociedade mais justa. Saulo Barros, assistente da paróquia, comparou o Amílcar com Moisés, libertador do povo hebreu, e ressaltou a importância dos negros africanos na diáspora valorizarem sua cultura e origem.

A celebração contou com a presença de pessoas de diferente tradições cristã e também de outras religiões que estavam unidas pela sua origem e nacionalidade. Um grupo de canto da Guiné-Bissau animou a celebração e no final os presentes falaram sobre o processo de independência e a realidade atual do seu país, ressaltando a necessidade de manter vivos os ideais da revolução.

No final a comunidade guineense realizou um momento de confraternização no salão paroquial com comidas e músicas típicas do seu país. Durante o evento recebemos manifestações de agradecimento de membros do PAIGC (Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde) e também da própria filha de Amílcar Cabral.

Anterior
Anterior

Revd Fr Marco G Lopes: 24th January 1973 - 30th January 2023.

Próximo
Próximo

Primeiro Encontro Bíblico